terça-feira, 7 de março de 2017

Pais Solidários, filhos atuantes
Sabe qual é a melhor maneira de descobrir se o seu filho está indo bem na escola e se ele está aprendendo o que deveria? Acompanhando a lição de casa dele. Sua participação é fundamental. Veja as dicas em anexo e participe mais do dia a dia escolar do seu filho.

             Ao levar seus filhos pela mão até a porta da escola, muitos pais sequer imaginam o quanto esse simples ato pode ajudar no desempenho escolar do estudante. Quando se envolvem, valorizando os projetos propostos pela instituição e acompanhando a aprendizagem da criança e do adolescente, os pais fazem com que o aluno sinta-se integrado ao ambiente escolar, o que, consequentemente, reflete positivamente em seu rendimento. A educação é um processo de mudança do qual a família, primeiro meio social da criança, precisa fazer parte. No início da vida escolar essa participação deve acontecer por meio do auxílio e da motivação no processo de estudo.
                 Mas, com o passar do tempo, tanto os pais quanto a escola devem conduzir o estudante à autonomia e à responsabilidade. Mesmo quando o aluno já for capaz de estudar por conta própria, o acompanhamento da família deve continuar presente.
                 Essa parceria entre família e escola permite a formação de indivíduos devidamente integrados à sociedade. Por isso o Colégio Objetivo desenvolve, ao longo de todo o ano letivo, atividades e eventos nos quais a família é convidada a participar. O apoio e a participação dos pais, valorizando esse tipo de atividade, são fundamentais para o progresso do estudante.

LIÇÃO DE CASA X FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO FUNDAMENTAL
PAIS E FILHOS DEVEM CRIAR, JUNTOS, UMA ROTINA DE ESTUDOS, MAS A RESPONSABILIDADE DE EXECUTAR A TAREFA É SEMPRE DO ALUNO

                 Cada vez mais cedo, alunos de escolas públicas e privadas têm uma missão fora da instituição: a lição de casa. A tarefa, no entanto, não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças dentro do processo educativo. Pais e filhos devem criar um ambiente propício para a execução da lição de casa e transformar a ação num processo agradável, sem traumas ou pressão. O envolvimento da família nas atividades enviadas pela escola é fundamental. Toda ação educativa só vai ter efeito se todos os responsáveis pelas crianças e adolescentes se envolverem. E isso diz respeito à própria escola e à família.
                 Mais do que um hábito, a lição de casa deve ser a construção da responsabilidade do próprio estudante. “A família nunca deve fazer pelo aluno e também não deve orientar se não souber o conteúdo”. Os pais devem ajudar o aluno a formalizar uma rotina para os estudos dentro de casa. Os pais e responsáveis devem contribuir para que o aluno desenvolva esse compromisso, essa responsabilidade. E se nenhum parente ou responsável sente-se apto para auxiliar, o melhor é procurar ajuda externa, como aulas de reforço fora ou mesmo dentro da escola.

                 Veja este depoimento: a empresária Alexandra Silva tem um filho de 11 anos e sempre acompanhou de perto as lições dele. Nos últimos anos, porém, com a demanda da responsabilidade na escola, começaram a surgir as dificuldades e Alexandra precisou mudar a rotina e procurar ajuda para auxiliar o filhos nas tarefas. “Eu acho importante os pais ajudarem na lição, mas nunca fazer por ele. Eu procuro entender a tarefa e induzi-lo a encontrar a resposta sozinho”, conta. De acordo com a empresária, a dificuldade está em conciliar a rotina da família com essa missão. “nem sempre conseguimos e ele, sozinho, ainda não consegue”. A solução, nesse caso, foi procurar reforço particular. Não apenas para ensinar o filho a superar os limites, mas também para focar a importância da rotina no processo educativo. O resultado, ela tem visto a cada dia. “Ele está melhorando muito e já criou a própria rotina para estudar”, conta. 
Pesquisas comprovam que crianças que fazem lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte, acompanhe a lição de casa do seu filho.