A cegueira que assola nossa sociedade


Diovana Marielle Bueno
1º Ano do Ensino Médio

            Nota-se que ao longo do tempo a sociedade está se tornando um caos. Ela está apavorantemente cega. Não consegue enxergar a realidade que passa, vive presa em um mundo ilusório e está adentrando cada vez mais em um estado de decadência. Essa cegueira, tratada como metáfora no romance de José Saramago, está se espalhado pelo mundo, como se fosse algo contagioso - uma espécie de epidemia. É como se as pessoas estivessem sendo induzidas a viver uma ilusão. Estão construindo ao redor delas mesmas grandes acúmulos de imundícies que estão cada vez mais difíceis de serem suprimidos. A grande cegueira está se tornando tão profunda que existem cegos que passam grande parte da vida sem nem perceberem que foram contaminados por esse mal.
            Mas afinal, o que faz com que essa cegueira se alastre de forma tão preocupante? Inúmeros motivos são causadores dessa problemática: a crescente corrupção entre os políticos, os casos de violência doméstica, de abusos, de preconceitos e de homofobia. A intolerância, o mau caráter, a indignidade, a falta de conhecimento, a vaidade  e o orgulho também são contribuintes da cegueira. É notável também o aumento da fome, além da educação que nem sempre é acessível a todos.
Entretanto, o que acontece com as pessoas que não se tornam vítimas da cegueira metaforizada por Saramago? Essas pessoas são diferenciadas, solidárias, que enxergam o cotidiano de maneira diferente. Não estão presas em uma ótica ilusória, repleta de sombras que impedem a visão de um mundo novo e melhor. Como está representado na obra Ensaio sobre a cegueira, as pessoas só passarão a enxergar a partir do momento em que se familiarizarem melhor e aceitarem as diferenças - quando mudarem a perspectiva de vida e passarem a encarar a vida  sob um ponto de vista bem mais reflexivo.
            Sendo assim, nota-se que a sociedade está suja, pelo fato de estar impossibilitada de enxergar. Ao desprender-se desse mundo e ir para o real, a população passará a viver de forma digna, com uma vida melhor e mais limpa. A perspectiva das coisas deve ser mudada, pois caso contrário, estará cada dia mais fácil adentrar-se no mundo dos cegos. Muitas das vezes, é menos cego àquele que realmente não pode ver do que aquele que não se permite ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário